Tuesday, 16 August 2011

Sessão de Abertura

Foi hoje (10 ago) lançado o ciclo de cinema moçambicano aqui na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que prevê exibir mais de 20 filmes produzidos em Moçambique entre 10 de Agosto a 02 de Setembro do ano em curso.



Na sessão de abertura, que hoje tomou lugar, foram exibidos dois filmes, “Fogata” e “Karingana”. O filme “Fogata” do cineasta moçambicano João Ribeiro foi gravado em 1992 e conta uma história dum homem que decide assassinar a sua esposa por julgar que ela estava velha e, pelo contrário, acaba sendo ele a falecer.



Para comentar o filme foram convidados o Dr. Calane da Silva e Lucrécia Paco, duas figuras nacionais ligadas a arte. Falando do filme, Calane da Silva disse que a história deste está muito bem relacionada com os contos tradicionais moçambicanos porque estes, tal como foi no filme, tem uma particularidade de que o prevaricador é quem acaba morrendo ou se saindo mal.



Durante o debate foi levanta a questão se é possível separar a cultura da arte e, ambos comentadores concordaram dizendo que a arte tem uma ligação intrínseca com a cultura, porque é na cultura onde se busca a inspiração para fazer a arte.



Para além de sessões de filmes, o ciclo de cinema moçambicano prevê, por um lado, a realização de painéis de debate com temas relacionados com a cultura moçambicana, mais especificamente, sobre a produção cultural, políticas culturais, e cinema, por outro lado, prevê-se a realização de cursos de capacitação sobre análise de filme e história do cinema moçambicano.



Refira-se que, no semestre passado a FLCS exibiu os ciclos de cinema espanhol, português e europeu, que tal como o ciclo de cinema moçambicano que hoje iniciou, são todos de iniciativa da direcção da FLCS e organizados pelo Departamento de Comunicação e Imagem.

No comments:

Post a Comment